quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Três recursos para trabalhar a subtração, adição e meio ambiente.

Subtração

JOGO DA TARTARUGA ( Jogo dos Dados)

Nº de participantes: 2 

Material necessário: dois dados e vinte fichas sendo 10 de cada cor para usar de marcadores.

Como jogar: O professor indica qual a operação que os alunos devem efetuar (adição ou subtração). O primeiro jogador lança os dois dados e calcula o resultado da adição ou subtração dos números sorteados. Se acertar, coloca uma de suas fichas sobre o número que indica o resultado na tartaruga. Só vale colocar fichas de cores diferentes sobre uma mesma casa. Não vale colocar fichas da mesma cor. Se a casa com o resultado da operação já estiver ocupada, o jogador passa a vez. Ganha quem colocar primeiro todas as suas fichas na tartaruga.





Adição


A adição é treinada quando se joga os dois dados para obter o total que se vai andar. Quando o peão cair numa casinha com uma escada, o peão sobe até o outro extremo dela. Quando cair numa casinha com uma cabeça de serpente, o peão desce até a casa onde está sua cauda.




Meio ambiente 


Aproveitando a época natalina, podemos apresentar aos alunos o quanto nossas atitudes agridem o meio ambiente. Mostrando fotos de regiões poluídas e o tempo de decomposição dos lixos que jogamos nas ruas tais como as garrafas pet, chicletes, sacolas plásticas e etc. E então a partir daí faremos uma árvore reciclada. 




Grupo: 4
Alunas: Alessandra Melo
            Daniella Freitas
            Gilmara Rodrigues




Nenhum comentário:

Postar um comentário