quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sugestões de filmes para serem trabalhados no Ensino Fundamental.


Sugestões de  filmes para serem trabalhados no Ensino Fundamental.
No mundo moderno de hoje é muito comum vermos famílias afastadas, uma vez que pais e filhos quase não se encontram durante o dia. Assim, no dia das crianças, é bom criar momentos para que estes tenham a oportunidade de divertirem-se juntos.
Assistir a um bom filme é pode ser uma ótima oportunidade de aproximação, além de ser um momento de muita diversão.
Alguns filmes podem ser destacados, pelo ótimo contexto que possuem trazendo grandes lições de moral, exemplos de cidadania e integração dos personagens.

1ª Sugestão A história de A dama e o vagabundo fala de uma cachorrinha de classe alta chamada Lady que se sente abandonada pelos donos quando eles têm um bebê e acaba se envolvendo com um cachorro de rua conhecido como Vagabundo. Os dois terão que lidar com uma injusta tia que, com seus gatos de estimação, chegam a casa e acabam com o sossego de Lady.  Nessa história o caso evidente é que, existem duas forças antagônicas, Lady, que é uma cachorrinha de classe alta e Vagabundo, que é um cachorro de rua, classe baixa. É de suma importância que aqui o professor frise as diferenças sociais entre os dois, mas que não os impediu de ficar junto. Com isso, o professor despertará na criança a idéia de que se é possível conviver com as diferenças e que ninguém é igual ao outro, dando ênfase no respeito mutuo.
2ª Sugestão -  Em Irmão urso, conta a história de um rapaz em busca de vingança por seu pai ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo.  Kenai depois de transformado em urso,passa a ver como é a perspectiva de vida dos animais. Como resultado de sua jornada, Kenai começa a questionar tudo o que sabe e aprende várias lições importantes sobre o verdadeiro significado da fraternidade. Ao final, ele compreende que sua transformação física é insignificante comparada à sua mudança interior. Além da questão da fraternidade também se pode abordar a questão das aparências, como diz um velho ditado: “As aparências enganam”. O professor pode fazer uma brincadeira de troca de papeis para que as crianças comecem a pensar como o outro pensa, pois assim entenderão que cada um tem o seu espaço e que devemos respeitar.
3ª Sugestão - Mulan, cuja história gira em torno de Hua Mulan (que significa “Magnólia”), uma garota chinesa de muita fibra que vive na época da “Grande Muralha” um tempo de muitos conflitos, ela vai à guerra disfarçada de homem, no lugar de seu pai que estava velho e doente para lutar bravamente. Nessa época as mulheres só serviam para casar-se e terem filhos, elas não podiam falar em público e muito menos dirigir-se a um homem. Daí a importância de trabalhar a questão da discriminação, da perseverança e da diferença entre os gêneros.
4ª Sugestão -     Em Pinóquio o professor pode ressaltar as consequências das mentiras, pois em Pinóquio, a história conta que ele era um menino de madeira que almejava ser de verdade, mas que por causa de suas mentiras sofria muito, em consequência disso teve que provar ser merecedor, só após ele provar ter um bom coração e não contar mais mentiras é que conseguiu se tornar um menino de verdade.
5ª Sugestão Carros: Lightning McQueen é o nome do carro mais famoso da Disney, um carro de corrida ambicioso que descobre que o melhor não é chegar em primeiro lugar e sim o percurso da corrida, quando ele conhece e faz amizades com outros carros que o ajudam a descobrir que um troféu não é tudo na vida.


Grupo 4
Alunas: Alessandra Melo
              Daniella Freitas
              Gilmara Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário