sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Confecção de Recursos - Matemática , Escrita e Saúde


O mar para atravessar, o Universo para descobrir, as pirâmides para medir. Tudo existia menos a trigonometria. Construíram-se triângulos, mediram-se ângulos, fizeram-se cálculos e quem sonharia que à Lua se iria? Flor, fruto... Sucessão da natureza. Dois, quatro... Sucessão de Matemática. Quem gosta de Matemática tem de gostar da Natureza. Quem gosta da Natureza aprenderá a gostar da Matemática. O chá arrefece com o tempo, as plantas florescem com o tempo, a Matemática aprende-se com o tempo, a vida vive-se com o tempo. O que é que não é função do tempo? Eram formas tão perfeitas, que na Matemática já tinham uma equação. A sua beleza e harmonia levaram-nos do plano para o espaço e também ao nosso dia-a-dia. Quanto tempo gastou Arquimedes para desenhar retângulos cada vez de menor base, até chegar à área de uma curva? Arquimedes, Arquimedes, que paciência a tua. mas mostraste ao mundo que a Matemática ensina não a dizer: não sei mas a dizer: ainda não sei. Trigonometria, Álgebra e Geometria, tudo junto para complicar. Mas as relações são tão interessantes que até dá gosto estudar. Matemática para que serves? Para dar força e auto-confiança.

                                                                                                                          Autor desconhecido.

Objetivo
Adquirir recursos para reconstruir rapidamente os resultados das multiplicações básicas.

Conteúdos
- Sistematização e ampliação do repertório de multiplicações.
- Exploração das relações de proporcionalidade envolvidas nas multiplicações.

Anos
Do 3º ao 5º ano.

Tempo estimado
Ao longo do ano inteiro.

Materiais necessários
Tabela pitagórica para completar (uma por aluno);
Cartaz com a mesma tabela (reproduzida em tamanho grande) para a análise coletiva posterior;
Tabelas com alguns erros para os alunos corrigirem.





Avaliação
Para que os próprios alunos possam ir controlando quais são os resultados das multiplicações que se recordam e quais não, proponha o seguinte jogo: fale uma multiplicação e a anote na lousa. Dê um breve tempo para que os alunos, individualmente, a escrevam em seus cadernos e anotem também seu resultado. Em seguida, dite outra multiplicação e os alunos repetem o procedimento. Mesmo que não lembrem o resultado copiam a multiplicação.

Depois de várias multiplicações, solicite que confiram os resultados com a calculadora e proponha a discussão coletiva sobre quais foram as multiplicações que vários alunos não puderam responder ou erraram.

Selecione quais multiplicações irá analisar e coordene, então, uma discussão coletiva entre todos os jogadores. Construam, coletivamente, "pistas" que permitam recordar essas multiplicações em uma próxima oportunidade.

Oriente os alunos para organizarem as multiplicações que precisam estudar. Para isto, proponha o trabalho individual no caderno e peça que agrupem as multiplicações mais difíceis, que anotem as pistas sugeridas na aula e que, além disso, solicitem pistas para algumas multiplicações que não foram discutidas coletivamente. Oriente que organizem um estudo diário ao longo dos dias.

RECURSOS PARA A ESCRITA

1. O mundo da escrita:
Aprender a ler e entrar no mundo da escrita, Antes de chegar ao domínio da leitura, a criança faz um verdadeiro percurso.

1. Os escritos do espaço urbano:
São os que encontramos na rua, nos lugares públicos. Por tanto estão sempre contextualizados, Trabalhar com esses escritos é habituar as crianças a servirem -se de indicações fornecidas pelo meio para prepararem para ler.

2. escritos do espaço doméstico:
São a maioria impressas em papel (etiquetas variadas), ou em papelão como caixas de embalagens, plásticos em materias de limpeza, embutidos ou impressos no metal( bebidas em lata, conservas, enlatados, tampas de vidros e moedas)

  1. Identificação de produtos alimentares
  2. Identificação de demais produtos limpeza, higiene...)

3. Descobrir os livros e os Jornais: Ensinar a amar os livros e conviver com eles é uma missão que a escola deve se empenhar, as bibliotecas de escola com livros cuidadosamente escolhidos são grandes aliados.

  1. Os Recursos Familiares: As famílias geralmente tem mais jornais que livros, e as crianças tem mais familiariade com eles.
  2. Os programas de televisão: A televisão contribui para uma gigantesca rede de imprensa destinada a produções que estão por vir, utilizar a televisão a favor da alfabetização é uma forma inteligente de atrair a criança.

4. Troca de Livros ou revistas infantis: Numa sala é muitos alunos que tem em casa livros e revistas infantis, que compram ou recebem em jornais ou ganham de presente.O professor pode pedir que as crianças tragam para trocar no momento de aula.

5. A livraria: A maioria das crianças nunca entrou em uma livraria, e até mesmo ignora a existência de tal comércio: quando muito, viram a seção de livros em grandes supermercados. Propiciar uma visita seria válido ou mesmo um vídeo, gravuras etc .





RECURSOS PARA TRABALHAR SAÚDE

Objetivo Geral:
Despertar o interesse dos alunos por conceitos básicos acerca da educação e saúde, aplicados em seus cotidianos.

Objetivos Específicos:
- Identificar práticas para se ter uma boa higiene pessoal e coletiva.
- Analisar de maneira crítica as desvantagens de se ter uma má alimentação.
- Mostrar a importância do saneamento básico em áreas habitadas.


Anexos:
Sugestões para se trabalhar os temas por disciplina:


Sub-tema 1: Higiene Pessoal.
Duração: 1 semana.
Disciplinas Estratégias
Português
Textos, musicas ou poesias que abordem esta questão.
Matemática
Através da rotina de cada aluno, numerar, somar, por exemplo: quantidade de banhos, lavagens de mãos.
Ciências Naturais
Cuidado com o corpo, praticar na escola hábitos simples, aprendendo a forma correta de lavar-se as mãos, cortes de unhas, escovação dos dentes.
Ciências Sociais
Analisar de forma critica as desvantagens de se estar ao lado de pessoas que não possuem uma boa higiene pessoal e as conseqüências que podem surgir
para o individuo.
Artes
Confecção de caratazes com as figuras de jornais ou revistas, ou mesmo desenhos que exemplifiquem hábitos simples de higiene corporal, para ficarem expostos na escola.

Sub-tema 2: Alimentação
Duração: 1 semana.
Disciplinas Estratégias
Português
Buscar textos simples acerca do tema, se possível buscar musicas, poesias, uma historia clássica que pode ser trabalhada e a historia de João e o pé de feijão, visando mostrar as condições precárias que o mesmo e a sua família viviam
Matemática
Pode-se trabalhar cores e quantidades visando como é importante variar na alimentação.
Ciências Naturais
É possível trabalhar as importâncias nutritivas de cada tipo de alimento, como tipos de carnes, vegetais, frutas , cereais e minerais.
Ciências Sociais
Despertar um olhar diferenciado acerca da fome, comparando as regiões do Brasil, e o Brasil com outros paises.
Artes
Com grãos (feijão, arroz, soja, milho), confeccionar cartazes que podem ser expostos.

Sub-tema 3: Saneamento básico
Duração: 1 semana.
Disciplinas Estratégias
Português
Textos, musicas e poesias se houverem.
Matemática
Pode-se fazer um levantamento acerca da coleta coletiva, verificar a quantidade de lixeiras, bebedouros, banheiros e através de problemas matemáticos, levar os alunos a refletirem quanto as quantidades necessárias, se a escola esta ou não suprindo essas necessidades.
Ciências Naturais
Através de questionários fechados pode-se fazer levantamento da vivencia familiar dos alunos para posteriormente trabalhar-se os conceitos acerca do saneamento básico.
Ciências Sociais
Pode-se fazer um passeio em torno da própria escola (quarteirão) para verificar as condições em que se encontram as redondezas pelas quais passamos todos os dias e não nos importamos mais com o lixo jogado no chão etc.
Artes
Pode-se fazer uma simples peça teatral e apresentar para outra serie similar ou que esteja participando do mesmo projeto.
Obs: estas são sugestões que podem ser utilizadas, melhoradas, ou mesmo modificadas, ficando a cargo do professor, de acordo com a sua didática e suas conveniências.
Grupos : 7 e 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário