terça-feira, 11 de setembro de 2012

PROJETO LITERANDO

Literando
Apresentação
Este projeto tem por finalidade despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita.


Justificativa
Tendo em vista as dificuldades apresentadas pelas turmas na construção da leitura e escrita, surgiu a ideia de criar um projeto cuja finalidade é despertar o interesse dos alunos pela leitura e escrita, estimular o ima-ginário e compreender o que eles sentem e pensam, fazendo um paralelo entre o fictício com a realidade atual.
Enunciação do desafio pedagógico
São alunos criativos, críticos, agitados e com oralidade desenvolvida, no entanto apresentam dificuldades na construção da escrita e leitura, assim sendo, este projeto pretende incentivá-los a produzirem textos com diversas temáticas, onde os mesmos possam de forma lúdica desenvolver suas habilidades e compe-tências, e desde modo despertar o gosto e o hábito pela leitura e escrita.
Objetivos
. Utilizar aas diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
. Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário.
. Utilizar a vivência do aluno no contexto que vise o desenvolvimento da leitura e escrita.
. Selecionar vários gêneros literários para serem lidas e discutidas em grupo.
. Desenvolver a produção de textos com diversas temáticas.
. Estimular o senso crítico e a criatividade.
. Despertar o gosto pela leitura.
. Valorizar suas produções, como obras literárias.
. Reconhecer algumas histórias infantis.
. Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos.
. Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo.
. Desenvolver o hábito de ouvir com atenção.
. Enriquecer e ampliar o vocabulário.
. Intervir, posicionar, julgar e modificar historinhas e contos.
. Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio.
. Permitir a livre expressão.
. Promover e estimular a linguagem oral.
Competências
. Capacidade para ler e escrever com autonomia.
. Capacidade em produzir textos escritos adequados à situação presente.
Componentes curriculares
Poderá ser trabalhado com as demais disciplinas curriculares, porque a construção da leitura e escrita é um processo lento, sistemático e contínuo.
Meta
Este projeto tem como meta desenvolver e incentivar nos alunos o prazer de ler e escrever, garantindo benefícios reais para as dificuldades apresentadas por eles.
Estratégias
. Leitura e escrita de obras literárias, individuais e coletivas
. Debate sobre as informações contidas nas obras literárias e nos textos.
. Elo comparativo dos problemas apresentados nas obras literárias, com as vivências dos alunos.
. Realização de oficinas.
Prazos
Durante o 2º semestre de 2012.
Locais
Nas salas de aula, sala de artes, auditório e pátio interno.
Responsáveis e atribuições
Professoras Katya, Amanda e Priscila.
Recursos materiais
Quadro branco
Papel ofício, papel pardo e cartolina
Livros didáticos e paradidáticos
Materiais artísticos
Cópias de textos
Computador
Impressora
Câmera fotográfica digital para o registro dos trabalhos
Recursos humanos
Professores
Alunos do 4º e 5 ºano
Providências para obtenção dos recursos
Os recursos serão providenciados pela equipe da Unidade Escolar.
Avaliação
A avaliação será contínua e baseada na observação e registro da construção da leitura e escrita.
A participação dos alunos, em grupo, também será avaliada e registrada em relação ao uso da responsabilidade e integração.
Conclusão
Com este projeto espera-se que os alunos desenvolvam a construção da leitura e escrita de forma prazerosa.
Referências bibliográficas
SEEDUC.  Diretrizes Curriculares – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Fevereiro 2010.
SEEDUC. Proposta Curricular: Um Novo Formato – Língua Portuguesa – Fevereiro 2010.
Revista Nova Escola – Ano XXV – nº 234 – Agosto 2010.
MEC - PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF,1998.
http://cantinhodassugestoes.blogspot.com.br

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