segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MURAL DITADOS POPULARES -PESQUISA/ GRUPO 7 E 8


'Ditado popular é uma frase de popular, com um texto mínimo de autor anónimo que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por exemplo: “O seguro morreu de velho”.
Ditado é a expressão que se mantém imutável através dos anos, constituindo uma parte importante de cada cultura.
Exemplos de Ditados Populares:

“SANTINHA DO PAU OCO”
Expressão que se refere à pessoa que se faz de boazinha, mas não é. Nos século XVIII e XIX os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas por dentro. O santo era “recheado” com preciosidades roubadas e enviado para Portugal.

“NÉVOA BAIXA, SOL QUE RACHA”
Ditado muito falado no meio rural. A Climatologia o confirma. O fenômeno da névoa ocorre geralmente no final do inverno e começo do verão. Conhecida também como cerração, a névoa fica a baixa altitude pela manhã provocando um aumento rápido da temperatura para o período da tarde.

“SEM EIRA NEM BEIRA”
Significa pessoas sem bens, sem posses. Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é a beirada da eira. Quando uma eira não tem beira, o vento leva os grãos e o proprietário fica sem nada. Na região nordeste este ditado tem o mesmo significado mas outra explicação. Dizem que antigamente as casas das pessoas ricas tinham um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado. As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado , então construíam somente a tribeira ficando assim “sem eira nem beira”.

- Um por todos, todos por um;

- Quem ri por último, ri melhor;

- Cigarra cantou, calor chegou;

- Quando se aproxima temporal, gado se junta no curral;

- Cão que ladra não morde;

- Homem prevenido vale por dois;

- Quem vai ao mar avia-se em terra;

- De pequenino se torce o pepino;

- Águas passadas não movem o moinho;

- Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura;

- Ele pesca peixe de olho no gato;


Professora:Maristela
Grupos 7 e 8
Nomes:Thayse Fortunato,Herika Cristina,Nayara Moraes,Amanda Rodrigues,Claudia Oliveira,Maria Do Carmo,Leticia Zela e Silmara Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário