terça-feira, 10 de abril de 2012

SUGESTÃO DE PÁSCOA


SUGESTÕES PARA TRABALHAR O TEMA PÁSCOA

As datas comemorativas não devem ser a linha norteadora do trabalho desenvolvido pela escola. Elas podem estar presentes de forma contextualizada, trabalhadas a partir da problematização de questões importantes para o grupo e inseridas nas diversas áreas do conhecimento.
Uma escola que valoriza a ética, a cidadania, a conscientização, o pensamento crítico promove a criança. E esse promover significa desmistificar alguns conceitos, trabalhando a história, o real significado e a origem dessas datas, assim como, tudo que é decorrente dela.
Pp: Conexão Carmela - Tema Gerador:
TECNOLOGIA E CONSUMISMO? QUAL O REAL OBJETIVO DA PÁSCOA?

Objetivos:
Apresentar o tema da semana;
Despertar no aluno a importância de sabermos a origem das datas comemorativas no nosso país;
Conhecer a origem da Páscoa;
Conhecer e saber o significado dos símbolos da Páscoa;
Promover a confraternização do grupo;
Compreender o malefício do consumismo para a vida social e para o ambiente.

Enfoques: História e Geografia – Onde surgiu a Páscoa? Como era comemorada? Qual a origem dessa festa? – Ciência /tecnologia – O Cacau – suas propriedades e benefícios à saúde. Saúde – o cuidado ao ingerir muito açúcar, importância de uma alimentação balanceada. Como é feito o chocolate? As pessoas sempre trocavam ovos de chocolate? Como era antigamente? Português – Elaboração de texto/ trabalho com música, poesia. Matemática – cálculos.


Recursos e atividades: Pesquisa no laboratório de informática; pintura de ovos de galinha; desenho; utilização de vídeo. Trabalho com música (rima). Confecção de texto, por exemplo, montar um comercial de tv sobre a Páscoa (trabalhar a criatividade, a linguagem oral, expressão e etc./ Utilizar os "apelos" da mídia/ Discutir com a turma por qualmotivos temos tanta necessidade de comprar, de consumir/ o que você consome, te consome?); plantar girassol (que é um símbolo da Páscoa). Realização de amigo oculto. Confecção de uma receita. Trabalho com encarte – promoções, cálculos e etc. Fração.
PP: cidadania que a gente quer por aqui - Tema Gerador:
Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania!
Objetivos:
Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de comemorá-la;
Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e cidadania;
Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário);
Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade;
Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está relacionado com a Páscoa;
Confeccionar um bolo de chocolate com a turma;
Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do grupo.
Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos – receitas com chocolate, música e poesia.
Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço, pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/ Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/ Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc.


PROFESSORA MARIS

FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário