terça-feira, 20 de março de 2012

PROJETO SAÚDE NA ESCOLA

  


   A “Educação” e a “Saúde” sempre foram temas principais nas políticas públicas por serem amplamente reconhecidas como necessidades básicas e universais do ser humano.
     Assim, desde a década de 1950 o governo brasileiro desenvolveu diversas iniciativas nas Escolas numa perspetiva de melhorar a saúde dos estudantes. Em sua maioria, tais experiências tiveram foco nos cuidados de higiene e primeiros socorros, bem como a garantia de assistência médica e odontológica. Em geral, essas ações se baseavam na idéia de que para ter saúde era preciso cuidar do corpo e saber tomar remédios. Os trabalhos eram desenvolvidos na visão de que o indivíduo era o único responsável pela sua própria saúde.
    Por outro lado, atualmente a idéia de “educar” para uma “vida saudável” se ampliou bastante, pois é consenso geral que as condições necessárias para que sujeitos e comunidades sejam mais saudáveis não dependem unicamente do individuo receber informações sobre cuidados com o corpo e ter acesso a tratamento médico/odontológico. Nessa visão holística e mais abrangente, a Escola passou a tratar a “Saúde” como um tema transversal e multi disciplinar, de modo que a abordagem dessa questão se tornou parte obrigatória de todas as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.
   Assim, a Escola deve integrar seus trabalhos com as unidades de saúde para produção do saber com a idéia de que a “saúde” só é possível na produção de cidadania e autonomia do ser humano.
   Vale destacar que os objetivos dessa proposta se baseiam no Programa Pedagógico 2012  iecdsaúde.com .
   O objetivo geral desse projeto  é  promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde física, emocional , coletiva , saúde na escola , mental , entre outros .
  Nosso objetivo específico é :
  • eenriquecer o currículo escolar com dicas de atividades práticas e teóricas na exploração do tema referido ;
  • contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos, melhorando assim os índices de educação e de saúde ;
  • incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem; 
   Não se pode mais pensar a Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. 
   Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades para reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida da população.
  A educação eficaz é aquela em favorece a formação de cidadãos críticos e bem informados, que tenham habilidades e competências diversas para agir de forma eficiente em defesa da vida. Por isso, a Escola deve criar estratégias que possam envolver toda sociedade nas questões que tratam da saúde pública, da promoção da sexualidade sadia e no combate ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.
  Em vários lugares de nosso país, educadores têm se pautando nessas idéias para agir de forma contundente no oferecimento de uma educação de qualidade que estimula o desenvolvimento de práticas de promoção de saúde que englobam conhecimentos, habilidades para a vida, tomada de decisões, atitudes saudáveis e construção de ambientes favoráveis à saúde. Tudo isso tem por base diversas ações educativas e sanitárias, cujo enfoque principal é a promoção da saúde centrada na criança com uma projeção significativa para a comunidade escolar e a família. 
   Abaixo seguem algumas dicas de como podemos trabalhar saúde em sala de aula no Ensino Fundamental : 
  1. Trabalhando a saúde física na escola .
      Com os/as alunos/as organizados/as em círculo, inicie com uma conversa sobre o corpo. Faça perguntas que instiguem os/as alunos/as a pensarem sobre a temática tais como: em que momentos precisamos escovar os dentes e lavar as mãos? Como tenho cuidado do meu corpo durante o banho? O que acontece com nosso corpo se não cuidamos dos hábitos de higiene?  Depois faça uma dinâmica cujo objetivo é demonstrar as diferenças, ou seja, a forma singular com que cada um/a observa o corpo humano. Para essa atividade, vamos precisar de folha de papel branco, lápis de escrever e de colorir. Com a turma organizada em círculo entregue uma folha para cada participante e um lápis de escrever. Coloque uma música para tocar e ao seu sinal as crianças começam a desenhar um corpo humano. Espere alguns segundos e pare a música. As crianças passam sua folha desenhada para o/a colega da esquerda e recebe a folha do/a colega da direita. A música é reiniciada e cada um/a continua o desenho do/a outro/a colega. A dinâmica continua até cada desenho retornar para seu/sua dono/a. Após a dinâmica, converse com a turma sobre as diferenças e semelhanças nos desenhos e como cada um/a contribuiu com o desenho do/a outro/a. Aproveite o momento para expor as imagens produzidas na parede ou mural da sala de aula.   Outra atividade também com o mesmo objetivo , é leva seus/suas alunos/as para a sala Multimídia da escola e acessar , esse vídeo :

       Você irá encontrar o vídeo no You Tube: “Ratinho Castelo Rá-tim-bum”.

    Ratinho Tomando Banho
    Castelo Ra-Tim-Bum

    Tchau preguiça
    Tchau sujeira
    Adeus cheirinho de suor
    Oh...
    Lava lava lava
    Lava lava lava
    Uma orelha uma orelha
    Outra orelha outra orelha
    Lava lava lava lava
    Lava a testa, a bochecha,
    Lava o queixo
    Lava a coxa
    E lava até...
    Meu pé
    Meu querido pé
    Que me agüenta o dia inteiro
    Oh Oh
    E o meu nariz
    Meu pescoço
    Meu tórax
    O meu bumbum
    E também o fazedor de xixi
    Oh...
    La la
    Laia laia la
    Laia la la la
    Laia la
    La la la la la
    Hum... Ainda não acabou não
    Vem cá vem... vem
    Uma enxugadinha aqui
    Uma coçadinha ali
    Faz a volta e põe a roupa de paxá
    Ahh!
    Banho é bom
    Banho é bom
    Banho é muito bom
    Agora acabou!

     

      Assista ao vídeo com os/as alunos/as e invente com eles/elas uma coreografia para a música. Aproveite para explorar os nomes de algumas partes do corpo e como fazemos a higiene de cada parte durante o banho. É muito interessante filmar este momento em que os/as alunos/as interagem e depois passar a filmagem para que eles/elas assistam.
    Sugestão: Se em sua escola tiver uma ducha, peça que cada aluno/a traga para a escola sabonete, xampu, condicionador, bucha e outros materiais utilizados no momento do banho. Peça que todos venham com roupa de banho e dê uma aula prática sobre os hábitos de higiene no banho.
      Professor/a aproveite o tema higiene e saúde para trabalhar com a turma a importância do esporte e de uma boa alimentação para nossa saúde.
  2. Trabalhando a saúde emocional

      Sabemos que se uma pessoa não está bem emocionalmente, todo o organismo fica comprometido, até a própria capacidade de pensar. A felicidade e o bem estar parecem algo etéreo, mas existem habilidades que contribuem para desenvolvê-los. A questão é que nossa sociedade valoriza o quociente intelectual, e as escolas estão mais preocupadas em preparar os alunos para passar na faculdade. Mas a saúde emocional é decisiva para nossa felicidade .
      O educador tem que saber reconhecer emoções desagradáveis para criança, como tristeza, raiva, ciúme e nervosismo, e identificar estratégias para lidar com esses sentimentos. Se elas tiverem dificuldade para expressar seus sentimentos, correm maior risco de não conseguir pedir e receber ajuda.     
      Uma boa boa dica de atividade , é ler uma história , onde há uma situação em que a criança tenha que solucionar , algo em que ela identifique com o seu cotidiano , para que possa ser estimulada a expor e resolver , ou até mesmo pedir ajuda .
      Se os educadores , puderem ensinar as crianças a lidar com suas dificuldades, elas terão mais facilidade para lidar com crises na adolescência e na idade adulta. Com esse estímulo, elas também se tornam adultos mais comunicativos. E as crianças adquirem a certeza de que existem várias alternativas para solucionar um problema. Sabemos que somos tão mais saudáveis emocionalmente quanto maior é nossa capacidade de encontrar alternativas para resolver as dificuldades.  O professor é um facilitador, ele não tem resposta pronta. Por exemplo, ao ler essa história e jogar uma pergunta para o grupo , como : "O que podemos fazer para nos sentir melhor quando estamos tristes?" As crianças levantarão as mãos e cada um dirá uma coisa , como por exemplo : "Eu posso dormir"; "Eu vou jogar videogame"; outro fala: "Eu choro"; ou então: "Vou tomar sorvete". Os professores as incitam a dar muitas respostas. E a criar filtros, para que suas atitudes não prejudiquem os outros.
       
  3. Trabalhando a saúde mental

      O professor deve trabalhar a saúde mental das crianças , incentivando elas a ler , ou até mesmo fazendo uma roda de história , para incentivar de forma indireta a criança a querer ler , querer buscar novas histórias , novos mundos diferentes . Dar jogos que incentivem a mente da criança , contam muito .
      Mas apenas ler , também não é suficiente , a família da criança tem que ser orientada , para ajudar nesse processo , com uma alimentação saudável , dormir bem ( por no mínimo 8 horas por dia , para ficar bem descansado ) , entre outras coisas .
  4. Trabalhando a saúde coletiva

      O professor pode pegar um tema de saúde , como por exemplo a alimentação saudável , e propor a turma a fazer um cartaz , ao som de uma música que fale sobre alimentação . Como exemplo de uma musica dinâmica , fácil e que algumas das crianças se interessem é essa abaixo :
                        
      A partir da música , organizar com as crianças , um cartaz ou sobre a pirâmide alimentar, ou uma "feira de ciências  " para apresentar aos pais sugestões de cardápios mais saudáveis , "apresentar" frutas à eles ( indiretamente o professor estará incentivando as crianças a comerem frutas ) . 
  5. Trabalhando a saúde na escola  

      O professor pode organizar com apoio da Secretaria da escola uma campanha de limpeza e recuperação ambiental da escola , como a dengue. A Escola pode convidar alguns profissionais da saúde ou combate a dengue  para realizar dinâmicas e alternativas no tratamento de doenças.
      As turmas também podem montar juntas um ciclo do mosquito com algum material como a massinha . Apresentando antes para as turmas um ciclo do mosquito ( água parada , ovinhos do mosquito , larvas , mosquitos e etc).
      Depois disso fazer com que as crianças juntas sempre "monitorem" as dependências da escola , e com o passar do tempo , monitorando até mesmo suas próprias casas e a vizinhança .

       

                                                                                                                                         Por : Grupo 1 

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELA BELA PESQUISA! SENTI FALTA DE IMAGEM. POSSO POSTAR ALGUMA NO TEXTO DE VOCÊS QUE ILUSTRE O TEMA?

    BEIJO

    MARIS,
    ORGULHOSA DE VER O TRABALHO DE VOCÊS!

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    Respostas
    1. Claro que pode Maris , é que acabou que esquecemos das fotos , mas pode postar algumas sim .

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